domingo, 21 de julho de 2013

Tomb Raider: The Angel of Darkness


É um jogo de ação-aventura desenvolvido pela Core Design e publicado pela Eidos Interactive em 2003 nas plataformas PC e Playstation 2, sendo o sexto jogo da série Tomb Raider e o primeiro deles a ser lançado para Playstation.
Era para ser uma trilogia, porém devido a seu fracasso que aparentemente parece ser atribuído à pressão e o pouco investimento da Eidos sobre a Core Design levando a cortes no jogo, o restante da trilogia não foi produzido.

Dois anos antes Werner Von Coy - mentor de Lara Croft - é assassinado após uma discussão com Lara e por ser a única supostamente presente no momento da morte ela passa a ser acusada e, portanto, foragida da polícia. Para piorar um pouquinho, nem ela consegue lembrar claramente o que aconteceu.
Em busca de respostas sobre o ocorrido, a moça descobre que Eckhardt pediu a Von Coy investigações sobre as 'Obscura Paintings'. Essa pinturas, são cinco peças do século XV que estavam ligadas à alquimia e artes das trevas. Quando combinadas formam o 'Sanglyph' (Sinal de Sangue) revivendo Nephilim.

Figura 1: Nephilim

Uma vez que Werner sentia que estava correndo risco, deixou seu caderno de anotações com uma mulher de sua confiança para que essa entregasse à Lara e, então, desvendasse os mistérios. Além do caderno, a jovem conta com outros informantes ao longo do caminho, os quais solicitam favores como ir em busca de utensílios e dinheiro em troca das informações.
Kurtis Trent também cruza o caminho da fugitiva. Possui alguns poderes e é possível jogar com ele próximo ao final do jogo.

Figura 2: Kurtis Trent

No jogo é possível mergulhar, espionar se encostando nas paredes, escolher algumas falas de interação com outros personagens (muda o desenrolar da história), melhorar a capacidade física - o que permite empurrar objetos mais pesados, chutar portas mais fortes, saltar em distâncias maiores - e salvar em qualquer ponto do jogo.

Os gráficos melhoraram consideravelmente em relação aos anteriores, e os movimentos são mais semelhantes aos movimentos humanos principalmente porque não tem muitas acrobacias, porém eles são "duros" e a câmera dificulta, principalmente, o movimento de girar. Por exemplo: o objetivo é girar uns 45/60 graus, mas a câmera te faz girar 90/120 graus. Outro aspecto que ficou a desejar é em relação a quantidade de 'bugs' como se mesclar com paredes e objetos ou cair de algum lugar e ficar preso em outro antes de morrer.

Vale lembrar que Prince of Persia: The Sands of Time  foi lançado no mesmo ano e nesse aspecto Prince foi perfeitamente trabalhado, o que pode ter contribuído para deixar mais evidente essas 'falhas' de Tomb Raider.

Em The Angel of Darkness todas as armas possuem munições finitas e só é possível usar uma por vez, diferente dos anteriores que Lara utilizava duas pistolas. A dificuldade se dá também através dos puzzles que por muitas vezes exige uma observação detalhada do cenário.

Quanto a trilha sonora, posso dizer que combinou muito bem com o clima de suspense da própria história e dos cenários.

Embora não tenha sido muito bem recebido pelos críticos, o jogo é envolvente. Tanto que fiquei na expectativa de ver a continuação e confesso que somente lendo agora um pouco mais à respeito para poder escrever essa resenha é que fiquei sabendo que não haverá continuação devido a seu "fracasso". Lamento muito e acredito que se a Eidos e a Core tivessem apostado pra valer na continuação, seria uma ótima trilogia até porque o final do jogo deixou a sensação de: será que é isso mesmo que estou pensando?? Mas como?? 


REFERÊNCIAS:

Wikipédia. Tomb Raider: The Angel of Darkness. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomb_Raider:_The_Angel_of_Darkness>. Acessado em: 20 jul. 2013.

Portal Lara's Backpack. Lara Croft. Tomb Raider: The Angel of Darkness. Disponível em: <http://portallb.net/tomb-raider/the-angel-of-darkness/331.html>. Acessado em: 20 jul. 2013.

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