domingo, 29 de março de 2015

Gameterapia como treinamento sensoriomotor



Atualmente, a propriocepção, é objeto de muitos estudos e, embora ainda existam diversas definições, é consenso que tem relação direta com as aferências provenientes dos mecanorreceptores das cápsulas, ligamentos, tendões, fáscias, músculos e pele.

Os mecanorreceptores são órgãos terminais especializados, capazes de transformar a deformação física em impulsos elétricos transmitidos para o Sistema Nervoso Central (SNC).  Gandevia e Burke (1994) e Prentice e Voight (2007) afirmam que através dessas informações proprioceptivas, o SNC percebe e analisa a posição articular, velocidade do movimento, aceleração, força, compressão e distensão, equilíbrio e desequilíbrio. Assim, projetos motores, tônus muscular, consciência cinestésica e percepções somáticas cognitivas recebem interferência das informações proprioceptivas e podem sofrer algum ajuste.

Ter os mecanismos proprioceptivos íntegros é fundamental para o controle neuromotor, uma vez que a execução de um movimento articular adequado requer sinergia e sincronia dos músculos envolvidos, promovendo estabilidade articular, principalmente, durante as mudanças bruscas da posição articular, comuns nas atividades funcionais, de forma a proteger o sistema musculoesquelético de lesões causadas por elas.

Dentre os diversos recursos utilizados pelos fisioterapeutas para prevenir ou recuperar possíveis alterações que possam interferir neste perfeito funcionamento de identificação, reconhecimento e respostas neurosensoriomotoras, encontram-se os jogos virtuais.

A utilização desse recursos é popularmente conhecida como Gameterapia, se dá através dos consoles Wii, Move e Kinect e tem sido possível em virtude de que é um recurso portátil e financeiramente acessível. Estudos sugerem que a Gameterapia proporciona diversão e novas desafios aos pacientes.

Durante nossas buscas pudemos observar os resultados apresentados na figura anexada. A partir dos nossos resultados e conclusões, demos início a um ensaio clínico randomizado com o intuito de avaliar a repercussão de uma sessão de gameterapia nos membros inferiores de indivíduos saudáveis quanto a propriocepção, equilíbrio estático e dinâmico, coordenação motora e marcha.

Esse trabalho é meu TCC. A metodologia, resultados e conclusão ainda não serão divulgados, pois ainda não foi publicado e fiz em parceria com mais dois colegas que apresentarão seus dados apenas no final desse semestre.

Referências:

CALLEGARI B; RESENDE M M; RAMOS L A V; BOTELHO L P; ALBUQUERQUE S A. Atividade eletromiográfica durante exercícios de propriocepção de tornozelo em apoio unipodal. Pesquisa e Fisioterapia. 2010; 4 (17): 312-6.

CHANG, Yao-Jen; CHEN, Shu-Fang; HUANG, Jun-Da. A Kinect-based system for physical rehabilitation: a pilot study for yung adults with motor disabilities. Research in developmental disabilities. Elsevier, 2011.

CONSULARO, Luís Augusto; COELHO, Regina Célia; CALONEGO, Nivaldi Júnior. Rastreamento óptico para sistemas de realidade virtual e aumentada. In: KIRNER, Claudio; SISCOUTO, Robson Augusto. Realidade virtual e aumentada. Conceito, Projeto e Aplicações. Porto Alegre: Editora SBC, 2007.

DUTTON, Mark. Fisioterapia ortopédica. Exame, avaliação e intervenção. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GANDEVIA SC, BURKE D. Does the nervous system depend on kinesthetic information to control natural limb movements? In: CORDO, Paul; HARNAD, Stevan. Movement Control. New York: Cambridge University Press, 1994.

HEBERT, Sizínio; BARROS, Tarcísio E. P. de; XAVIER, Renato; PARDINI, Arlindo G. Ortopedia e traumatologia: princípios e prática. 4 ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LOBATO D F M; SANTOS G M; COQUEIRO K R R; MATTINELLO-ROSA S M G; TERRUGGI J A; BEVILAQUA G G; MATTINELLO-SVERZUT A C M; BÉRZIN F; SOARES A B; MONTEIRO P V. Avaliação da propriocepção do joelho em indivíduos portadores de disfunção femoropatelar. Rev. Bras. de Fisioter., 2005; 1(9): 57-62.

MICROSOFT. Componentes do sensor Kinect. Microsoft, 2013. Disponível em: <http://support.xbox.com/pt-BR/xbox-360/kinect/kinect-sensor-components>. Acesso em: 24 de outubro de 2013, às 00:50.

PRENTICE W E; VOIGHT M L. Técnica de reabilitação musculoesquelética. São Paulo: Artmed, 2007.

PROSKE, Uwe; GANDEVIA, Simon C. The proprioceptive senses: their roles in signaling body shape, body position, and movement, and muscle force. Physiol. Rev. 2012.

WIKSTROM, Erik A. Validity and reliability of Nintendo Wii Fit balance sources. Journal of Athletic Training. 2012. n. 47, v.3.



Acadêmicos: Lilian Valduga Brandelli, Viviane Bourscheit de Azambuja, Rinaldo Pietrowski
Orientadora: Carla Brito
Arte: Márcio Peterle
Produção do banner/ poster: Opção Comunicação Visual

Obs.: Poster apresentado no I Congresso Sul Brasileiro de Reeducação da Postura e do Movimento.

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