Queria que essa postagem fosse a continuação de outras que estão em partes, mas devido à correria dos meus dias vou postar o que tenho feito para a faculdade. O que está pronto e que julgo importante.
Reanimação cardiorrespiratória
As informações contidas nas minhas referências são baseadas em primeiros socorros dentro de hospitais, PORTANTO, se você for leigo, estiver em um local público, e identificar um indivíduo que estiver em parada cardiorrespiratória, CHAME O SOCORRO IMEDIATAMENTE (telefone: 190) e depois inicie as manobras.
1. Faixas etárias:
- Recém-nascidos: na sala de parto.
- Lactentes/infantes: saída da sala de parto até 1 ano de idade.
- Crianças: 1 a 8 anos de idade.
- Adultos: maior do que 8 anos de idade.
2. Identificação de vítimas:
- A pessoa não está respirando ou está com a respiração ofegante;
- Não sentir o pulso em 10s;
- Não está responsiva (não responde à qualquer pergunta feita).
3. Regra antiga x regra atual:
Na regra antiga, iniciava-se pela abertura das vias aéreas, depois realizava a respiração e na sequência as compressões cardíacas. Na regra atual, essa sequência ainda é executada apenas se a vítima for recém-nascido. Em lactentes/infantes, crianças e adultos o primeiro procedimento DEVE SER as compressões cardíacas, seguidas pela abertura da via aérea e, por fim, a respiração.
4. Passo-a-passo:
Depois da identificação da vítima, realizar:
- 30 compressões cardíacas se estiver sozinho, ou 15 compressões se estiver em dupla;
- 2 respirações tanto em dupla como sozinho.
Deve-se continuar com o mesmo ciclo até chegar a emergência, ou até a vítima começar a respirar sozinha.
5. Informações adicionais para as compressões e respirações:
- Compressões cardíacas:
- Comprimir o tórax e deixá-lo retornar sem retirar a mão;
- 4cm de profundidade em lactentes/ infantes e 5cm de profundidade em crianças e adultos.
Figura 1: Posição das mãos em lactentes. Abaixo da linha intermamilar, com 2 dedos.
Figura 2: Posição das mãos em crianças e adultos. Na porção mais inferior do osso esterno, não em cima do processo xifóide.
- Respirações:
- O tórax deve inflar na entrada do ar, para que a respiração tenha sido efetiva;
Figura 3: respiração boca-a-boca. Usada em crianças e adultos.
Figura 4: Boca-a-boca-e-nariz. Usada em lactentes/infantes
Figura 5: Com ambu. Utilizada quando existe o equipamento disponível e por quem sabe utilizá-lo.
*Obs1: para pacientes com traqueostomia, a respiração é realizada com boca-traqueostomia, com boca-a-boca tapando a traqueostomia e assegurando-se que o ar não está escapando por ela, ou ainda com o ambu conectado na traqueostomia.
Obs2: esse sistema de "proteção" contra contágios não deve ser utilizado, pois além de reduzir a eficácia da ventilação, não reduz o risco de transmissão de infecções.
Obstrução de vias aéreas por corpo estranho
Não só os pequenos estão sujeitos a engolirem algo que acabe indo para as vias aéreas e não para o estômago, levando ao bloqueio da entrada de ar e morte caso não removido. Serão descritas abaixo, as manobras que devem ser realizadas nesses casos, caso a pessoa não consiga tossir e eliminar o 'objeto'.
- Manobra de Heimlich:
- Para lactentes/ infantes:
- 5 compressões torácicas
Se a vítima ficar não-responsiva, realizar:
-30 compressões torácicas
- Abrir vias aéreas e verificar se enxerga o corpo estranho
- 2 respirações
- Ativar emergência se passar 2 minutos e a vítima não reagir.
Referências:
BERG, M D; SCHEXNAYDER, S M; CHAMEIDES, L; TERRY, M; DONOGHUE, A; HICKEY, R W; BERG, R A; SUTTON, R M; HAZINSKI, M F. Pediatric Basic Life Support: 2010 American Heart Association Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation. 2010. 122 (3); pág 862-875.
HCPA. Reanimação Cardiorrespiratória Básica da Criança. Educação em saúde. 2011.
MELO, M D B; FERREIRA, A R; VASCONCELLOS, M C; GRESTA, M M; SILVA, N L C; FERRI, P M. Novas recomendações para o atendimento ao paciente gravemente enfermo. Revista Médica de Minas Gerais. 2011. 21 (4); pág 12-21.
Espero que ninguém precise passar por essas experiências!
OBRIGADA!
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