terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame (Clássicos - Parte 2)


Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame é uma continuação do jogo anterior, o qual acontece 11 dias após o casamento do príncipe com a princesa.

O jogo começa, quando Prince entra no palácio e está com a aparência como de um mendigo, e ninguém o reconhece (maldição de Jaffar). Quando vai para falar com a princesa, Jaffar disfarçado, ordena que seja mandado embora.

Dessa forma ele foge e vive algumas aventuras, descobrindo que pode se separar de seu corpo (Shadow man novamente) até matar o Jaffar para o bem. A princesa é libertada do feitiço jogado nela e o príncipe ordena que as cinzas de Jaffar sejam espalhadas. Ambos caminham para longe, mas estão sendo vigiados por uma bruxa velha através de uma bola de cristal, cuja serpente-S desenhada na testa é o símbolo do Deus das trevas que ela serve.


Figura 1: uma das cenas de luta do jogo.

A história é mais detalhada que PoP1, e o final dá a entender que haverá continuação. Isso porque enquanto o jogo estava sendo elaborado, Jordan planejava 4 jogos para a saga. No entanto não foi o que aconteceu, como será visto quando eu postar sobre o próximo jogo da franquia - o primeiro Prince of Persia 3D.
Quanto à jogabilidade, posso afirmar que é semelhante ao jogo anterior.

Desenvolvimento

Mechner não estava mais no projeto como programador, estava apenas como designer. Dessa forma, a equipe em 1992 era composta por: Leila, Scott, Steve, Nicole e Maureen nos gráficos; Tom, Michael e Jonelle nos sons, Jeff na programação e Brian na produção. 
Além disso, Jordan diz que dessa vez criou um roteiro e entregou para a equipe, coisa que não fez em PoP1.

Lançamento e curiosidades

Foi lançado em 1993 pela Broderbund. No entanto não obteve tanto sucesso quando o anterior, nem mesmo anos depois. O porque disso eu não sei responder, talvez pelo fato de não trazer nada inovador. Não sei.

Em seus escritos, Jordan comenta sobre outros 2 nomes que estavam na lista para escolha além de Prince of Persia 2: Shadow and the Flames, sendo eles: Prince of Persia 2: City of the Dead; e Prince of Persia 2: The City of Souls, no entanto, ele não comenta o porque escolheu o esse nome. Assim como jamais revelou o motivo pelo qual todos os príncipes da franquia não possuem nome. Seria isso um lapso de memória do tão querido Mechner?

Para os amantes do jogo e da tecnologia, atualmente a Ubisoft desenvolveu uma versão para Smatphones e Tablets.
Mais informações a respeito do PoP clássico podem ser conferidas nesse link: http://www.popot.org/.

REFERÊNCIAS:

Mechner, Jordan. Prince of Persia. Disponível em: <http://jordanmechner.com/prince-of-persia/>. Acessado em: 18 fev. 2013.

Mechner, Jordan. Old Journals. Disponível em: <http://jordanmechner.com/old-journals/>. Acessado em: 18 fev. 2013.