sábado, 19 de outubro de 2013

Reabilitação Vestibular


Tarda, mas não falha. Ou quase isso! Lembram ainda alguma coisa sobre tontura? Sim? Não? Ok, vou dar uma refrescada na memória disponibilizando o link da postagem anterior aqui: http://desordemnosmiolos.blogspot.com.br/2013/08/sistema-vestibular.html .

Então, conforme prometi, faria uma postagem referente ao tratamento de outros tipos de labirintopatias que não àquelas já mencionadas anteriormente como no caso da Vertigem Postural Paroxística Benigna, embora os exercícios que serão mencionados também podem ser aplicados na VPPB como forma de complemento ao tratamento.

Sabendo que o equilíbrio é o resultado das aferências recebidas da visão, do sistema labiríntico e do sistema somatossensitivo, o tratamento se baseia na estimulação dessas vias a fim de promover a neuroplasticidade, já que as vias responsáveis, até o momento, pela transmissão dessas informações, encontram-se acometidas.

Para isso, além dos tradicionais exercícios proprioceptivos que conhecemos: apoio unipodal com olhos abertos, com olhos fechados, cama elástica bipodal/ unipodal com olhos abertos/ fechados, entre inúmeros outros, os exercícios de Cawthorne e Cooksey são os mais indicados para o tratamento das labirintopatias.

Protocolo de Cawthorne e Cooksey:

A. Na cama

1. Movimentos oculares - primeiro lentos, depois rápidos
a. para cima e para baixo
b. de um lado para o outro
c. concentrando-se no movimento dos dedos, desde 90 cm a 30 cm da face

2. Movimentos cefálicos - primeiro lentos, depois rápidos; depois com olhos fechados
a. para cima e para baixo
b. de um lado para o outro

B. Sentado

1 e 2. Iguais 1 e 2 acima
3. Encolher os ombros e fazer movimentos circulares com eles
4. Inclinar o tronco para a frente e pegar objetos do chão

C. Em pé

1. Igual a A1, A2 e B3
2. Mudar a posição sentada para a de pé, com olhos abertos e fechados
3. Jogar uma bola pequena de uma mão para a outra (acima do nível do horizonte)
4. Jogar a bola de uma mão para a outra embaixo do joelho, alternadamente
5. Levantar-se a partir da posição sentada, girando durante o movimento

D. Outros movimentos

1. Circular ao redor de uma pessoa que está no centro, que joga uma bola grande (que lhe deve ser devolvida)
2. Andar pela sala com os olhos abertos e fechados
3. Subir e descer uma rampa com os olhos abertos e fechados
4. Subir e descer uma escada com os olhos abertos e fechados
5. Qualquer jogo que envolva a inclinação para a frente e a extensão do tronco, como boliche, acertar objetos dentro de uma cesta ou basquete

REFERÊNCIAS:

AZEVEDO, Camila Cavalcanti Fatturi de. Manual de Orientação Básicas para o Grupo de Reabilitação Vestibular do Centro de Saúde IAPI. 2013.

MANTELLO, Erika Barioni; MORIGUTI, Julio Cesar; RODRIGUES, Antonio Luiz Júnior; FERRIOLI, Eduardo. Efeito da reabilitação vestibular sobre a qualidade de vida de idosos labirintopatas. Rev. Bras. Otorrinolaringol. n. 2, v.74, 2008.

RIBEIRO, Angela dos Santos Bersot; PEREIRA, João Santos. Melhora do equilíbrio e redução da possibilidade de queda em idosas após os exercícios de Cawthorne e Cooksey. Rev. Bras. Otorrinolaringol. n.1, v.3, 2005.

ZANARDINI, Francisco Halilla; ZEIGELBOIM, Bianca Simone; JURKIEWICZ, Ari Leon; MARQUES, Jair Mendes; MARTINS-BASSETTO, Jackeline. Reabilitação vestibular em idosos com tontura. Pré-Fono Revista de Atualização Científica. n.2, v.19, 2007.